sexta-feira, 31 de julho de 2015

Escala Cartográfica

Escala


A escala indica  a proporção em que um mapa foi traçado em relação ao objeto real (o mundo ou parte dele), ou seja quantas vezes o tamanho verdadeiro teve de ser reduzido para poder ser representado no papel. Por exemplo: quando se lê em um mapa a escala 1:50.000, isso significa que o espaço representado (lugar,bairro, cidade etc.) foi reduzido de forma que 1 centímetro no mapa corresponda a 50 mil centímetros ou 500 metros do tamanho real daquele espaço.
A escala varia de acordo com as finalidades do mapa e é definida antes de sua elaboração. Quando o objetivo é proporcionar uma visão geral de um grande espaço (como um continente), utiliza-se em escala pequena; em todos os planisférios, bem como nos mapas do conjunto do território brasileiro, são utilizadas escalas pequenas. Já para fornecer detalhes de um espaço geográfico de dimensões locais - como é o caso de um guia de cidade - usa-se uma escala grande.
 Existem duas formas de representar a escala cartográfica:


  • A escala numérica, que informa em números quantas vezes o espaço real foi reduzido;
  • A escala gráfica, sob a forma de uma reta dividida em segmentos, cada qual com uma graduação de distâncias que informa diretamente a correspondência entre as distâncias representadas e as reais da superfície cartografada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário